Windshear, “cortante do vento”, “gradiente de vento” ou “cisalhamento do Vento”, pode ser definido como uma variação na direcção e/ou na velocidade do vento em uma dada distância.
As suas causas podem ter várias origens: trovoadas, presença de Cumulonimbus, sistemas frontais, correntes de jacto de baixos níveis, ventos fortes à superfície, brisas marítimas e terrestres, ondas de montanha, linhas de instabilidade e fortes inversões de temperatura, entre outras.
Em aviação, o fenómeno pode ocorrer em todas os níveis de voo, entretanto é particularmente perigoso em baixos níveis, nas fases de aproximação, aterragem e subida inicial, em face da limitação de altitude e de tempo para manobra das aeronaves, tendo já ocasionado vários acidentes.
O Windshear pode causar diferentes efeitos nas aeronaves, como turbulência, aumento ou diminuição da velocidade indicada, bruscas e perigosas variações nos indicadores de velocidade vertical (VSI), de altímetro e de ângulo de ataque, sendo estes instrumentos os mais afectados em uma situação de Windshear.
*Para mais informações podes consultar:
www.redemet.aer.mil.br/Artigos/windshear.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário